Skip to main content

Se você chegou aqui, ouviu, ou leu alguma coisa relacionada a criptomoeda, metaverso, web 3. Mas o que isso tem relação com um Papel Branco (tradução de WhitePaper)? Vamos entender.

O que é WhitePaper?

Indo direto ao ponto:

Um White Paper, também pode ser escrito tudo junto como “whitepaper”, é um documento informativo. Normalmente é produzido por uma empresa ou organização sem fins lucrativos para promover/destacar os recursos de uma solução, produto ou serviço que ela oferece ou planeja oferecer.

Entendeu? Ainda não? Não tem problema! A gente detalha mais ainda.

Basicamente é uma “grande ideia em um papel”.

Um Whitepaper precisa ser claro, de fácil leitura, deve contar fatos lógicos e não apenas opiniões. Deve ser longo o suficiente para explorar o tópico com profundidade, mas deve ser curto o suficiente para não ser prolixo.

Imagina que você quer lançar um serviço de banho de pets na casa do cliente. Para explicar o serviço, você irá escrever em um documento do Word os objetivos do serviço, como ele vai ser feito, os principais detalhes e vantagens daquele serviço e, ainda, explicar que não se responsabiliza por algumas coisas e se responsabiliza por outras. Ou seja, um detalhamento do que você vai oferecer naquele serviço.

Esse poderia ser considerado o White Paper do seu negócio “Banho Pet em Casa”.

The Bitcoin White paper

Quando o criador do Bitcoin (a gente não sabe quem é, só temos um nome) Satoshi Nakamoto estabeleu os objetivos da moeda bitcoin, como ela seria criada, como seria sua política monetária… ele (ou ela, ou um grupo de pessoas) definiu tudo isso em um documento chamado The Bitcoin Whitepaper

Tem só 9 páginas e traz duas grandes ideias. Uma nova forma de dinheiro virtual (criptomoeda) e uma mandeira de assegurar a veracidade das transações, a blockchain. Segue uma versão traduzida do The Bitcoin White paper.

The Bitcoin Whitepaper – Em português

Os white papers também são usados ​​como um método de apresentação de políticas e legislação do governo e de avaliação da reação do público.

Existem vários cases de Whitepapers famosos. Tem, por exemplo, o Google Workspace security whitepaper, basicamente é um documento onde o Google como os produtos do Google Workspace protege e utiliza os dados os usuários.

Outro whitepaper famoso é o Ethereum Whitepaper. O ETH é a segunda principal criptomoeda da atualidade.

Agora você já sabe que um Whitepaper é muito mais do que um papel em branco.

A Web 3

Para que você esteja sempre antenado no mundo Web 3, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

Para isso, basta se inscrever na nossa Newsletter.

Equipe Web3School

Author Equipe Web3School

More posts by Equipe Web3School

Leave a Reply